A força de vontade deve ser mais forte do que a habilidade. Essas foram as palavras de Muhammad Ali, um dos maiores boxeadores da história.

Ao escolher uma atividade física, há fatores a serem levados em consideração, como nossas habilidades, preferências e metas. Entretanto, se atente à sua força de vontade — mesmo que você ainda não seja especialista em condicionamento físico, os resultados aparecem com o tempo! 

Se você quer perder peso, tonificar os músculos, aumentar sua resistência corporal e aliviar o estresse, você precisa conhecer os benefícios do boxe para sua saúde corporal e mental! Há cada vez mais mulheres procurando essa arte marcial como auxílio para uma melhor qualidade de vida.

Neste post, você vai conhecer mais sobre esse esporte e suas vantagens. Continue acompanhando!
 

1. Tonifica os músculos

A prática dessa atividade física esculpe e tonifica a massa muscular. Os grupos musculares dos braços, pernas, abdômen, entre outros, são constantemente trabalhados e fortalecidos durante a repetição de movimentos rápidos e intensos — em alguns casos, para dar um único golpe, faz-se necessário o movimento de todo o corpo!

É importante lembrar que o boxe não estimula a construção de massa magra, ou seja, não estimula a hipertrofia, e sim ajuda a tonificar os músculos. Bons hábitos como ter uma alimentação balanceada e se hidratar regularmente são peças essenciais para que os resultados apareçam, ok?
 

2. Reduz o estresse

Os benefícios do boxe refletem diretamente na saúde mental do praticante. Ao praticar atividades físicas, há a liberação de endorfina em nossos organismos, substância que contribui para o nosso bem-estar, melhora nosso humor e reduz nossos níveis de estresse físico e mental.

Esse neurotransmissor é responsável pela sensação de prazer, a qual pode ser sentida logo após a prática da atividade. Socar repetidamente um saco de pancadas pode ser uma verdadeira terapia e te deixar mais leve no final do treino!
 

3. Aumenta a autoestima

Os exercícios intensos auxiliam na aceleração do metabolismo e na perda de peso: dependendo da intensidade dos movimentos e de fatores como o seu condicionamento físico, uma hora de prática pode queimar até 1.000 calorias!

Além disso, o tônus muscular proveniente da atividade regular deixa o corpo com um melhor aspecto — muitas mulheres comprovam que o esporte ajuda a reduzir medidas. Soma-se a tudo isso a redução de estresse e pronto: nocaute certeiro na baixa autoestima!

A liberação de endorfinas proveniente da prática do boxe auxilia no aumento de nossa autoestima, pois, como já mencionado, contribui para a melhora do nosso bem-estar. E se sentir bem enquanto buscamos melhorar nossa saúde é fundamental, não é mesmo?
 

4. Melhora a saúde cardiovascular

O boxe também é um exercício aeróbico, e sua prática mantém a frequência dos batimentos cardíacos alta, o que eleva a taxa de bombeamento do sangue para todo o organismo e auxilia em uma respiração mais profunda durante a atividade.

Com o exercício regular, o praticante dessa modalidade desenvolve velocidade, resistência corporal e melhores reflexos. Tais habilidades são grandes aliadas do sistema cardiovascular — nota-se uma melhora significativa em nosso sistema respiratório! A redução no percentual de gordura também é muito benéfica para o coração.

A Performa oferece a modalidade do Soul Boxe, que combina o que há de melhor no boxe com exercícios funcionais. Diferente dos objetivos da luta, que visam a conquista de uma técnica 100% objetiva para nocautear o oponente, o Soul Boxe visa movimentos para ganhar definição muscular, trabalhar o corpo, melhorar a composição corporal através da redução do percentual de gorduras, entre outros. 

Como visto, essa arte marcial contribui tanto para nossa saúde física quanto para nossa saúde mental. E então, está esperando o quê? Vista as luvas e vá treinar! Tem filhos? Tudo bem! Procure academias que ofereçam o Espaço Kids, local para as crianças brincarem sob a supervisão de um profissional preparado enquanto você aperfeiçoa seu desempenho físico! 
 

Gostou dos benefícios do boxe para o corpo? Quer saber mais sobre esse esporte ou sobre outras modalidades? Então, curta nossa página no Facebook!