A melhor forma de aderir a uma vida saudável é procurar por atividades que sejam motivadoras e prazerosas. Por isso, muitas pessoas encontram na dança o incentivo que faltava para começar a se exercitar. Afinal, ela promove emagrecimento, ganho muscular e interação com pessoas com o mesmo objetivo.

Entretanto, engana-se quem pensa que aulas de dança são todas iguais! Existem modalidades mais voltadas para a coreografia, outras destinadas a diversão e também aquelas voltadas principalmente para a queima de gordura e definição muscular, como é o caso do Hiit Dance.

Essa modalidade é oferecida pela Performa Academia e está mudando a forma como se pensa a dança aliada ao emagrecimento. Neste post, vamos explicar como funciona esse tipo de aula, porque ela é diferente da Zumba e quais benefícios sua prática traz ao corpo. Confira!
 

O que é Hiit?

O Hiit (em inglês, High Intensity Interval Training e em português, Treino de Alta Intensidade Intervalado) é um tipo protocolo em exercício que tem como princípio levar o corpo a executar o esforço máximo em um espaço de tempo definido, seguido por um pequeno intervalo.
 

Assim, o objetivo de um treino Hiit é elevar o trabalho cardiorrespiratório, fazendo com que o corpo utilize a capacidade cardíaca máxima. 


Por exemplo, em vez de uma pessoa correr ou mesmo caminhar por dez minutos seguidos em intensidade baixa ou moderada, em que há pouco recrutamento da capacidade respiratória, no Hiit, a ideia é fazer picos de até dois minutos na maior intensidade possível e, em seguida, reduzir o ritmo por um período entre dez segundos a um minuto.


Com isso, esse protocolo de treino leva o corpo a uma eficiência no uso de energia anaeróbica e maior potencial de trabalho do músculo. Tudo isso resulta em uma queima calórica mais eficiente, possibilitando o emagrecimento.
 

E o Hiit Dance? O que é?

A união dos benefícios do treino intervalado de alta intensidade com os promovidos por uma aula de dança resultou na modalidade de Hiit Dance.


A ideia dessa modalidade de exercício é fugir do ensino das coreografias populares, ofertando ao aluno a possibilidade de utilizar músicas animadas em movimentos que trabalham a musculatura de várias partes do corpo, de forma intensa e eficiente.


No Hiit Dance há momentos de intenso trabalho cardíaco e gasto energético, seguido de alguns instantes de descanso. É importante lembrar, no entanto, que não há pausa total e sim, uma diminuição do ritmo para restabelecer a respiração e manter a queima de calorias durante todo o tempo.
 

O Hiit Dance é igual à zumba?

Antes de responder a essa pergunta, vamos entender como é uma aula de Zumba. Essa modalidade de dança surgiu no início do século 21 e, nos últimos anos, movimentou milhões de pessoas ao redor do mundo.


Na Zumba, são utilizadas músicas animadas e dançantes, sobretudo de origem latina, como salsa e merengue.


O intuito das aulas é queimar calorias e promover uma experiência divertida aos alunos enquanto experimentam coreografias que movimentam todo corpo. Por essa e outras razões podemos dizer que as aulas de Hiit Dance não são a mesma coisa que as de Zumba.


No Hiit Dance não são trabalhados passos tradicionais de dança. O foco está em aprimorar movimentos, o trabalho cardiorrespiratório e muscular, resultando em um treinamento completo de alta performance.


Por se tratar de uma não-dança, esse tipo de aula é ideal para pessoas que não se identificam ou não se sentem à vontade em outras aulas de dança, mas não querem abrir mão do emagrecimento e o trabalho muscular promovido ao som de músicas atuais e animadas.


Quais os benefícios dessa modalidade?

Agora que já entendemos o que é e quais as diferenças em relação à aula de zumba, vamos conhecer um pouco mais dos benefícios da prática de Hiit Dance.


De antemão, podemos dizer que a modalidade, assim como qualquer atividade física, promove ganhos do ponto de vista físico e mental, à medida que melhora a saúde, previne doenças e também auxilia no controle do humor e da ansiedade.
 

A esses benefícios soma-se ainda:

- melhora da capacidade cardiorrespiratória, já que é trabalhada ao máximo em todas as aulas;

- aumento do condicionamento físico e resistência muscular;

- melhora da coordenação motora devido ao trabalho dos movimentos corporais;

- ganho de massa magra, pois, no Hiit Dance, os movimentos são de alta intensidade, englobando principalmente os músculos dos membros inferiores;

aumento do metabolismo e consumo de energia;

- alta queima calórica em cada aula, promovendo o emagrecimento saudável;

- fortalecimento dos ossos e articulações, permitindo movimentos cada vez mais precisos;

- prevenção de problemas ligados ao coração, como hipertensão;

- combate ao colesterol alto;

- melhora do humor, do sono e da autoestima;

- melhora no relacionamento interpessoal, afinal, as aulas são em grupo;

- diversão garantida ao som de músicas atuais.
 

Como é uma aula de Hiit Dance?

Não há dúvidas de que o Hiit Dance é uma ótima opção para quem busca manter uma vida saudável. Mas como funciona uma aula?


A Performa Academia oferece aulas da modalidade em 45 minutos ao som de músicas como o funk, música latina e outros ritmos populares e dançantes. Além disso, tem como diferencial oferecer dois níveis de intensidade: iniciante e intermediário.


Dessa forma, as aulas são indicadas para qualquer pessoa, independentemente do nível de condicionamento físico. Com um alto gasto calórico, uma aula de Hiit Dance queima em média 400 calorias, além de acelerar os batimentos cardíacos e trabalhar os músculos de forma intensa.


De uma forma geral, uma aula de Hiit Dance pode ser indicada para qualquer pessoa que não possua limitações quanto a prática de atividade física.


Em caso de dúvidas, consulte um profissional de educação física para entender melhor seu corpo. Certamente você encontrará uma aula alto astral em que poderá se mexer de forma livre, mesmo sem ter experiências anteriores em dança, e ainda conquistar uma vida mais saudável.
 

Gostou de conhecer o Hiit Dance e acha que pode gostar? Se você quiser saber mais sobre essa modalidade e fazer uma aula experimental, não perca tempo e entre logo em contato conosco!