Escolher a academia certa pode parecer uma decisão difícil, principalmente se você está começando a investir em uma vida saudável agora e nunca praticou exercícios. Para facilitar a sua decisão, preparamos este texto que vai ajudar na hora de definir qual é o melhor local para alcançar os seus objetivos!

São inúmeros fatores que influenciam na hora de optar pela academia certa para praticar exercícios físicos. Cada pessoa tem seus gostos individuais e expectativas que precisam ser atendidas para que se satisfaçam com o estabelecimento.

Quer saber como escolher o lugar ideal para começar a melhorar a sua qualidade de vida? Continue a leitura e descubra!
 

O que é importante avaliar antes de efetuar a matrícula?

Um dos principais fatores a serem considerados antes de alguém se matricular em uma academia é o objetivo da prática de exercícios físicos. A prioridade é emagrecer, ganhar força, ter mais disposição ou levar uma vida saudável?

Existem diferentes estilos de academias, com as mais variadas modalidades de esportes e aulas para melhorar a resistência, condicionamento físico, emagrecimento, definição de musculatura etc. Portanto, antes de colocar esses movimentos em prática, é necessário visitar um médico e garantir que o seu corpo está preparado para executar os exercícios físicos.

Outro fator extremamente importante na hora de escolher a academia é avaliar a presença de profissionais de educação física para acompanhar os alunos durante os exercícios. Mesmo que a atividade não seja realizada com a fiscalização de um personal trainer, os estabelecimentos devem disponibilizar professores que possam cuidar dos treinos dos alunos, em todos os horários.
 

Quais fatores devem ser considerados para escolher a academia?

A partir de agora, você vai compreender os principais elementos a serem analisados antes de efetuar a sua matrícula. Portanto, pegue a sua agenda e anote as dicas a seguir. Com isso, você começará a sua busca por uma vida saudável com o pé direito!
 

Qualidade do espaço e aparelhos

Antes de assinar um contrato de matrícula em qualquer academia, o aluno precisa conhecer as suas instalações. Apenas com essa visão será possível elaborar uma opinião a respeito do local.

Valorize espaços grandes, que tenham vários aparelhos para o mesmo exercício. Analise se os equipamentos são de qualidade e novos. A limpeza do estabelecimento também deve ser levada em consideração, afinal, a higiene é um fator decisivo para os alunos que gostam de organização.


Atividades oferecidas

Nem sempre o aluno gosta de ir à academia para treinar apenas usando os aparelhos aeróbicos (como a esteira e bicicleta) ou fazendo movimentos de musculação. Sendo assim, prefira estabelecimentos que ofereçam uma boa variedade de aulas, com diversas modalidades.

São inúmeras as classes que podem substituir os aparelhos de força em uma academia, e muitas geram resultados significativos e positivos para o corpo. Entre elas, podemos destacar: Orange Zone, Bootcamp, Bungee Dance, Corda e Remo, Remo Indoor, Running Class, Running Circuit, Eliminator, TRX, Mat Pilates, Boxe, Fitdance, Zumba, Circuito Funcional e RPM.


Perfil dos alunos

O perfil do pessoal que frequenta as aulas e a condição do espaço são fatores decisivos para qualquer pessoa na hora de escolher a academia. O que acontece é que muita gente sente insegurança com o corpo, e o comportamento dos colegas influencia nessa autoestima.

Portanto, prefira estabelecimentos que insistem na convivência saudável, que promovem dinâmicas e uma interação amigável com os colegas. Dessa forma, os alunos conseguem se relacionar e criar laços de amizades uns com os outros.

Com essas ações os associados conseguem criar a confiança necessária para se envolver nas aulas e, inclusive, ganhar gosto pela prática de atividade física de maneira divertida. Isso faz com que os exercícios passem a ser momentos de felicidade em suas vidas.


Localização

Outro ponto que é de extrema importância na hora de escolher a academia é o endereço onde o estabelecimento está instalado. A distância até o local pode ser um auxílio ou empecilho para o aluno — tudo depende do percurso.

Com a rotina do dia a dia, muitas pessoas saem cansadas do trabalho e acabam adiando a ideia de praticar exercícios. Portanto, prefira um endereço que seja estratégico e próximo da sua casa ou empresa. Dessa forma, não terá desculpa para faltar aos treinos e alcançar os objetivos tão almejados.


Preços

Um planejamento financeiro é essencial para equilibrar o seu orçamento. Sendo assim, procure escolher uma academia com valor que se encaixa no montante que você tem disponível no final do mês.

Os valores das mensalidades podem ser ajustados conforme a sua frequência de exercícios e horários. Além de não pesar nos seus gastos mensais, a academia ideal é aquela que oferece o melhor-custo benefício para a sua necessidade.

Sendo assim, não escolha locais por impulso. Prefira sempre um estabelecimento que possa atender os seus objetivos de maneira simples, prática e com qualidade.


Horários de funcionamento

Você prefere gastar energia logo pela manhã, gosta de praticar atividades físicas no fim do dia ou quer ocupar a noite acalmando o desgaste de uma rotina cansativa de trabalho? Diversas academias oferecem turnos diferenciados, com isso, é possível praticar os exercícios no momento em que você preferir.


Aulas experimentais

Ao final dessa lista, caso você ainda tenha dúvidas para escolher a academia, aproveite os espaços que oferecem um dia de experimentação, ou seja, um passe livre para conhecer e praticar alguma modalidade.

As aulas experimentais são alternativas extremamente proveitosas para você fazer o teste final e decidir qual espaço fará com que sinta a determinação necessária para buscar resultados positivos.

Escolher a academia é o primeiro passo para uma longa caminhada. A decisão precisa ser pensada e planejada para evitar desistências. Dessa forma, ao começar a rotina de exercícios, organize o seu dia a dia para tornar a atividade física um hábito constante, transformar a qualidade de vida e trabalhar para manter a sua mente e corpo saudáveis.

O que você achou deste texto sobre como escolher academias? Gostou? Então, entre em contato com a gente e conheça os planos ideais para melhorar a sua qualidade de vida!