Apesar de ser um problema que atrapalha a vida de muitas pessoas, nem todo mundo sabe como evitar retenção de líquido para se livrar do indesejado mal-estar que ele causa.

Quer saber como é possível melhorar a sua qualidade de vida e diminuir a sensação de inchaço? Continue a leitura deste post e conheça nossas dicas para evitar a retenção de líquido — um problema que afeta, principalmente, mulheres. Vamos começar?


O que é a retenção de líquido?

O corpo humano é composto, em sua maior parte, por água. Em algumas situações, o nosso organismo pode acumular líquido demais, o que resulta em sensações incômodas e inchaço de diferentes regiões.

Essa retenção causa dores nas pernas, pés, impressão de ganho de peso e pode estar relacionada às questões hormonais, sedentarismo, certos hábitos alimentares, entre outros fatores.


Como evitar retenção de líquido?

Para auxiliar a sua busca por uma vida mais saudável e sem essas sensações desconfortáveis — conhecidas como efeitos do acúmulo de fluídos no corpo — preparamos uma lista com dicas especialmente para você!
 

1. Beba muita água

Apesar de parecer um pouco estranho, uma vez que o seu corpo já está com líquido acumulado, ingerir água é essencial para liberar toxinas e hidratar o seu organismo. Dessa forma, as suas células vão ficar mais irrigadas e evitarão o acúmulo de sódio — principal aliado da retenção e do inchaço.

Por isso, é ideal que uma pessoa saudável beba, pelo menos, dois litros de água por dia para se manter hidratada. Então, não se esqueça de sempre ter uma garrafinha por perto para garantir o funcionamento dos seus rins.


2. Mude os seus hábitos alimentares

Os alimentos ricos em sódio são um veneno para o inchaço e os melhores amigos da retenção de líquido. Por esse motivo, evite consumi-los com muita frequência, pois os efeitos de uma dieta inadequada são prejudiciais à saúde.

Invista na ingestão de fibras, frutas e vegetais frescos. Algumas opções, como: farinha de aveia, cereais, chia e linhaça, também são extremamente recomendadas para evitar o problema. Além disso, os alimentos ricos em vitamina B6 auxiliam na expulsão dos líquidos acumulados no seu organismo. Você pode encontrar esses nutrientes em abobrinha, cenoura, cebola etc.


3. Pratique exercícios físicos

Exercitar-se em determinado período do dia deveria ser uma prática comum para todas as pessoas, no entanto, nem todo mundo leva a sério as atividades físicas. Porém, se você deseja saber como evitar a retenção de líquido, é essencial levar esse assunto a sério.

Um profissional da área vai saber determinar a frequência necessária de atividades físicas para o seu corpo e elaborar uma rotina de exercícios, com foco na eliminação dos líquidos retidos no organismo.


4. Evite consumir muito sal

Uma das dicas mais importantes para quem busca saber como evitar a retenção de líquido é parar de exagerar no consumo de sal. Contudo, apesar de parecer fácil, nem todo mundo consegue eliminar o saleiro da mesa.

O recomendável é que uma pessoa adulta não consuma mais do que 2400mg de sódio diariamente. Esse número é equivalente a uma colher de chá do tempero.


5. Aprenda a fazer uma autodrenagem

As massagens são uma ótima tática para se livrar dos líquidos acumulados em nosso corpo, porém, nem todo mundo sabe como fazer esse processo em casa, após o banho.

O ideal é que, com as mãos úmidas de creme, a pessoa faça movimentos dos tornozelos até a virilha, dos cotovelos até as axilas e depois deslize os dedos em pequenos círculos no sentido horário ao redor do umbigo.

Realizar esse processo duas vezes ao dia, geralmente de manhã cedo e antes de dormir, vai auxiliar a reduzir o inchaço a partir da redistribuição da linfa — líquido presente entre as células.

Agora que você já sabe como evitar retenção de líquido, não se esqueça de colocar em prática as dicas que listamos neste texto. Os resultados não vão demorar para aparecer e melhorar a sua qualidade de vida!

Gostou de aprender como evitar retenção de líquido? Então, continue a sua visita em nosso blog e saiba como acabar com as celulites de forma natural!