O ciclo menstrual pode influenciar diretamente na motivação e disposição para o treino. No período de tensão pré-menstrual (TPM), por exemplo, é comum a mulher sentir diversos desconfortos, tanto físicos quanto emocionais, causando mudança de humor, estresse e desânimo.

Além disso, durante as outras fases do ciclo, é normal sentir diferença no desempenho na prática de exercícios físicos — muitas mulheres deixam de treinar em alguns momentos por esse motivo. A boa notícia é que isso não precisa se tornar uma regra, pois é possível fazer academia menstruada.

Quer saber como ajustar o treino de acordo com o seu ciclo menstrual e obter melhores resultados na academia? Leia este post até o final e entenda como ajustar o ciclo ao seu favor!
 

Como funciona o ciclo menstrual?

Depois que a mulher entra na puberdade e tem a sua primeira menstruação, ela começa a passar por fases que fazem parte do seu ciclo menstrual, com duração entre 28 e 32 dias. A seguir, vamos apresentar as fases baseadas em um período de 28 dias, que é o mais comum.


Menstrual

Ocorre entre o 1° e o 7° dia e é também chamado de folicular, pois há a descamação do endométrio. Nesse período, há uma queda de progesterona e estrogênio, que são hormônios ligados ao desenvolvimento das características corporais femininas e a regulação do ciclo menstrual. Por isso, é comum ter cólicas, indisposição e desconforto.


Pós-menstrual

Acontece por volta do 6° e 12° dia do ciclo. É a fase em que a mulher tem mais disposição para se exercitar graças à maior concentração de estrogênio e noradrenalina (responsável por proporcionar o bem-estar).


Ovulatória

Ocorre entre o 13° e 15° dia e é a fase em que as mulheres se sentem mais atraentes devido ao período fértil. Isso acontece graças ao aumento da progesterona e a diminuição do estrogênio. Nesse período, há mais resistência muscular.


Pós-ovulatória

Acontece entre o 16° e 24° dia do ciclo. Esse é o período em que o corpo feminino está com uma quantidade elevada de progesterona, o que proporciona um aumento de performance.


Pré-menstrual

É aqui que ocorre o que conhecemos como TPM, período compreendido entre o 25° e 28° dia do ciclo menstrual. Nessa etapa, a concentração de progesterona cai significativamente, elevando as chances de fadiga muscular e desconfortos, como o inchaço, dores nos seios e na cabeça.


É possível utilizar o ciclo a seu favor?


Você pode usar essas informações para adaptar a sua rotina de treinos. A ideia é que em cada etapa você possa dar o seu melhor, respeitando as suas limitações.

Na primeira fase do ciclo, por exemplo, fazer academia menstruada pode ser um desafio devido ao desconforto natural. Nesse caso, é melhor fazer atividades moderadas e de baixo impacto (ou reduzir a intensidade e as cargas nos treinos de musculação).

Já nas fases folicular, ovulatória e pós-ovulatória, você estará no auge do mês! Aproveite a motivação, a disposição e a autoestima elevada para intensificar os treinos, aumentar as cargas na musculação e realizar atividades dinâmicas, como o Crossfit.

Por fim, mesmo que haja falta de animação para se exercitar na fase pré-menstrual, procure não faltar à academia. Se não tiver energia ou motivação para as atividades habituais, experimente fazer um exercício aeróbico moderado.


Por que fazer academia na época da menstruação?

atividade física libera hormônios importantes para o bem-estar e sensação de prazer, como a endorfina. Por isso, fazer academia menstruada é importante para manter o bom humor e a disposição para realizar as atividades cotidianas.

Para continuar motivada durante esse período, tente fazer exercícios que você se sinta confortável e use roupas que proporcionem segurança aos movimentos. Ouvir uma música que você gosta durante os treinos é mais um incentivo para não desistir.

Não se esqueça de manter uma alimentação saudável e evite o excesso nas guloseimas, já que reduzem a disposição para treinar e ainda podem deixar você mais longe do seu objetivo!

Para aproveitar os benefícios da atividade física, o ideal é usar o ciclo menstrual a seu favor e adaptar os treinos por etapas. Ou seja, é possível fazer academia menstruada desde que seus limites sejam respeitados.
 

Então, este post foi útil para você? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas relacionadas a treino e academia. Estamos no Facebook e YouTube!